contato@uniaoespiritadepiracicaba.com.br (19) 9 9698 3606

Por Setor de comunicação em 13/05/2019

Todo ano acontece em Sacramento, MG, o encontro sobre  Evangelização de Espíritos. O 59º Encontro foi realizado no período de 18 a 20 de janeiro de 2019, quando se discutiu o tema “É tempo de Amar”, organizado pelo Grupo Espírita Esperança e Caridade daquela cidade. Educadores espíritas e demais interessados neste assunto, vindos de diferentes partes do Brasil, participaram do evento; sua próxima edição – o 60º – será em julho deste ano. 

Quatro trabalhadoras da União Espírita de Piracicaba estiveram presentes no último Encontro e puderam dividir um pouco do aprendizado com outros trabalhadores, em especial os educadores que atuam com a evangelização infantojuvenil da Casa, suscitando novas reflexões e estímulos para continuar e aprofundar os trabalhos em prol da Evangelização de Espíritos.

A  Evangelização de Espíritos é uma proposta de educação idealizada no mundo espiritual por uma equipe de trabalho cujo objetivo é  auxiliar Jesus neste momento de transição do planeta Terra – de mundo de provas e expiação para mundo de regeneração –, quando inúmeros espíritos estão tendo uma última chance de reencarnar por aqui. A equipe reúne espíritos comprometidos com Jesus (entre eles o educador Johann H. Pestalozzi) e segue um plano elaborado por Eurípedes Barsanulfo. O Encontro de Evangelização de Espíritos e demais atividades desenvolvidas pelo Grupo Espírita Esperança e Caridade – que foi fundado em 1905 pelo próprio Eurípedes Barsanulfo e hoje ocupa as instalações do antigo Colégio Allan Kardec, também criado por Barsanulfo – constituem focos irradiadores do trabalho desta equipe espiritual, contando com o apoio de inúmeros evangelizadores encarnados que também assumiram um compromisso divino com Jesus nesta tarefa de educação dos Espíritos.  

A obra O que é Evangelização de Espíritos, obra mediúnica inspirada pela Equipe de Eurípedes Barsanulfo, a Alzira Bessa França Amui (Ed. Esperança e Caridade) trata do tema, esclarecendo os fundamentos  desta proposta de educação. 

Usando uma metodologia própria, alicerçada na Pedagogia do Amor, a  finalidade da Evangelização de Espíritos é a de despertar na intimidade do Ser a consciência de que ele é um Espírito e é responsável pela própria evolução. Ele deve, de fato, se comprometer com a sua evolução. Para isso, precisa ser educado a respeito dos objetivos de sua existência, da anterioridade da alma, da finalidade e do processo da reencarnação, da imortalidade e de sua filiação divina, sempre com base na Verdade trazida por Jesus e  ensinada pela Doutrina Espírita. 

A proposta da Evangelização de Espíritos é a de atuar na estrutura mental do Ser modificando seus pensamentos e seus sentimentos e, consequentemente, seus comportamentos. A preocupação é a formação de homens de bem – de acordo com o Evangelho Segundo o Espiritismo – se se quer alcançar uma nova fase no planeta Terra, uma Nova Era.  O roteiro é um só: aprender e vivenciar o Evangelho de Jesus e assim construir as condições necessárias para viver em um mundo de regeneração. 

Segundo Santo Agostinho (ESE, cap. 3), nos mundos regeneradores “a alma que se arrepende encontra neles a calma e o descanso, acabando por se depurar.  Nesses mundos, o homem ainda está submetido às leis que regem a matéria, sente as mesmas sensações e os mesmos desejos como vós, mas está livre das paixões desordenadas das quais sois escravos. Neles não há mais o orgulho que silencia o coração, a inveja que tortura e o ódio que sufoca. A palavra amor está inscrita em todas as frontes. Um perfeito equilíbrio regula as relações sociais; todos reconhecem Deus e tentam ir até Ele, cumprindo-lhe as leis. Nesses mundos, a felicidade perfeita ainda não existe, mas o começo da felicidade.”

Com essas palavras, fica a inspiração e o estímulo para o compromisso de estudo desta pedagogia – a Evangelização de Espíritos – proposta pela equipe de Eurípedes Barsanulfo, contribuindo de alguma maneira com a tarefa de auxiliar Jesus na educação da humanidade terrena.

Elena Gloria Bauchwitz Emmel, Márcia Cristina C. Aguiar, Sueli Aparecida Rodrigues e Carmem Lígia M. Watanabe, trabalhadoras da União Espírita de Piracicaba, participaram do 59º Encontro sobre Evangelização de Espíritos em Sacramento, MG,  em janeiro de 2019.